sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


Desenvolvendo Estratégias de Leitura

Durante as leituras, vá estimulando a participação dos garotos, por meio de questionamento e comentários:

· Levante os conhecimentos que eles têm sobre o assunto (você já ouviu falar nesse autor ou nesse personagem?) e peça a eles que antecipem o que o texto trará (o que você acha que vai acontecer? Como ele vai reagir?) – ANTECIPAÇÃO.

· Estimule-os a relacionar esses conhecimentos com o que o texto traz, a compreender o que não está explicito no texto, a ler nas entrelinhas (Por que vocês acham que ele disse isso? O que será que levou fulano a agir assim? O que o autor quis dizer com...?) – INFERÊNCIA.

· Proponham que avaliem tanto os recursos do texto com as situações ou fatos narrados (você acha que a história seria melhor se fosse contada pelo personagem tal...? Essa gíria ficou bem, aqui? Por quê? O que você faria no lugar de fulano? O que responderia?) – CRITICA.

· Incentive os alunos a exercitarem o raciocínio lógico, a coerência, questionando sobre o que aconteceria se determinado fato fosse alterado (E se fulano tivesse agido assim? O que mudaria na história, se beltrano tivesse respondido assim...?) – TRANSFORMAÇÃO.

· Desafie-os a ir além do texto, relacionando sua temática com ideias afins (a maioria das pessoas são honestas ou desonestas? Deve-se sempre dizer a verdade, mesmo que ela possa prejudicar alguém?) – EXTRAPOLAÇÃO.

· Abra espaço para que todos possam manifestar seus sentimentos, emoções, preferências, seja em relação a situações presentes na narrativa, seja no que diz respeito às escolhas feitas pelo autor (como você se sentiu quando aconteceu tal coisa? Vocês prefeririam que o autor tivesse continuado a história, em vez de parar aqui?) - MANIFESTAÇÃO DE EMOÇÕES.

Após a leitura, estimule outros comentários e discussões a respeito de usos e costumes de outras épocas e povos, bem como do comportamento dos personagens. Não se recuse a ler novamente um texto que tenha feito sucesso, estimule os alunos a trazer outros para serem lidos na classe, proponha atividades de recriação das histórias por meio de dramatização, desenho e/ ou escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário