sábado, 26 de julho de 2008

Há varias maneiras de trabalhar com o tema “Folclore”, entre eles explorá-lo, por meio de livros, por exemplo:



Armazém do Folclore,
de Ricardo Azevedo
(Editora Ática).


O livro abre ao leitor o vasto universo do folclore brasileiro, através de lendas, contos, quadras populares, frases feitas, adivinhas, ditados, trava-línguas e receitas culinárias, se reúnem nessa coletânea muitos outros personagens do imaginário popular, como a do Saci, da Iara, do Curupira, do Bicho - papão, do Lobisomem, etc.
As ilustrações lembram as xilografias da literatura de cordel, o que além de render uma boa conversa sobre a importância na produção cultural nordestina. Explique aos alunos que a gravura é feita a partir de uma matriz, que permite a tiragem de inúmeras cópias. Existem gravuras cujas matrizes são feitas de madeiras – que é a xilogravura, em pedra – litogravura e em metal, geralmente chamadas de água-forte.
Quando um artista tira cópias de seu trabalho, ele as numera e as assina, colocando também, o número de cópias que foram feitas a partir daquela matriz. Assim, quando aparece abaixo de uma gravura o número 3/16, significa que aquela é a terceira cópia de um total de dezesseis. Quanto menos cópias existem de um trabalho, mais valioso ele será.

Que tal produzir uma gravura?
Xilografia em isopor

MATERIAL:
· Bandejas de isopor (corte as abas);
· lápis de ponta grossa para desenhar ou caneta sem tinta;
· tinta guache;
· pincel ou rolinho;
· cartolina ou color set para imprimir o desenho.
COMO FAZER:
Desenhar com lápis grosso no isopor, na parte totalmente lisa (não pode ter na bandeja nenhum tipo de relevo, pois compromete o trabalho), fazendo um pouquinho de pressão, com cuidado para não furar a bandeja. Depois com pincel aplique a tinta guache generosamente sobre o desenho, vire a matriz sobre o papel e faça uma leve pressão. Dá para imprimir umas duas vezes.

Obs: Você pode mostrar aos alunos xilogravura de excelentes artistas brasileiros como: Osvaldo Goeldi, Odetto Guersoni, Gilvan Samico, entre outros.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

sábado, 19 de julho de 2008

Músicas folclóricas


A origem da música folclórica está ligada a uma música popular cujo autor foi esquecido ou a canção nasceu anonimamente na população. Vejamos alguns exemplos:

• Cantigas de Roda: são encontradas em brincadeiras infantis onde ascrianças fazem uma roda de mãos dadas e cantam e às vezes dançamde acordo com a letra da música. Entre as cantigas mais conhecidas estão atirei o pau no gato, o cravo e a rosa, rosa juvenil e escravo de Jó.

• Acalantos: popularmente conhecidos como cantigas de ninar. O acalanto é uma canção; ingênua com melodia simples, que as mães geralmente usam para ninar seus filhos. Entre os acalantos mais conhecidos estão boi da cara preta, nana nenê e sapo cururu.

• Modinhas: é um estilo musical originário de Portugal e são muitousadas pelos seresteiros. É uma tradição popular. A composição mais recente não tem menos que cem anos e algumas chegam há quatrocentos anos! Entre as modinhas mais conhecidas estão à colombina, alma de caboclo (sentimento sertanejo).

Entre outros tantos estilos.

Texto extraído: http://modeloseducacionais.blogspot.com/2007/09/msicas-folcloricas.html